terça-feira, 11 de dezembro de 2012

3 etapas do PITEC



EIXO 3 - Atividade 4 – As 3 etapas do PITEC

Grupo: Adriana, Alessandra, Nádia, Paulo e  Solange

O que é o PITEC?
Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo

Tema do projeto: Consumismo

Etapa 1 – Roteiro da Proposta – análise do projeto

·         A Escolha do tema – Tema polêmico que consiga envolver os alunos e motivá-los.
·         Formação de um grupo de alunos para participar do projeto – 25 alunos interessados de dois períodos diferentes.
·         Reunião para apresentação do projeto, importância, relevância, características e explanação do conteúdo a ser trabalhado.
·         Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema considerando os diversos itens a serem pesquisados e os talentos dos alunos
·         Direcionamento das ações. O que cada grupo fará?  Que tecnologias serão usadas? ( computadores/softwares, programas, blogs) Seleção de conteúdos e tópicos a serem tratados por cada grupo, considerando as habilidades de cada alunos. Ex: Habilidade de pesquisa, de escrita, de organização, habilidades técnicas que envolvam o tratamento com programas e blogs e etc.

Etapa 2 – Organização do trabalho

·         A organização para a pesquisa e orientações e ações durantes as aulas.
·         A pesquisa propriamente dita (que levou algumas semanas).
·         A separação e organização das informações encontradas.
·         A produção de texto e material para PowerPoint e moviemaker.
·         A produção de mapas conceituais

Etapa 3 – Finalização dos trabalhos

·        Apresentação dos trabalhos em data show e explanação
·        Auto  avaliação – como foi participar do projeto?
·        Aspectos positivos e negativos
·        Postagem no blog dos professores
·        Reflexão do tema consumismo.
·        Socialização com outras turmas da Escola.
Apresentação para outras turmas, com data-show e  cartazes / painéis.

Referências:
Material que consta no eixo 3 do conteúdo do módulo, link que se segue:
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85175/conteudo/unidade_3/pg14.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário