terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ativ 2 - Motivando o diálogo em classe

Planeje e execute uma atividade, visando ao aprimoramento da interação e do vínculo entre professor e aluno, que proporcione um maior conhecimento da turma e possibilite a identificação de desejos e necessidades de aprendizagem do grupo.

Proposta de Atividade e sequência didática 
Tema eixo: Bullying (A saída é o diálogo)
 

Bulluing
Bully = Brigão
Ameaças
Intimidações
Agressões verbais, morais, sexuais
Preconceitos em geral e Violência. 



O tema deste projeto surgiu pela necessidade de incentivar o diálogo entre aluno/professor e também tratar de um tema bem recorrente na Escola que às vezes não é tratado devidamente por nós professores. Seja por falta de conhecimento sobre o assunto, seja por omissão, o Bullying afeta e tem afetado o psicológico de nossos alunos. É função do professor trazer o diálogo e solucionar problemas que afetam o aprendizado e a vida Escolar dos alunos. Devemos portanto, dar voz aos alunos e lhes oferecer atividades que incentivem os valores, a tolerância e a solidariedade.

Sequência didática da atividade:
Público Alvo: 8ª séries Ens. Fund II
Número de aulas = 4
Divida as salas em grupos contendo cerca de cinco alunos, que deverão elaborar questionários para aplicação de pesquisa. Cada grupo desempenhará uma função.
  • Entrevistas com os alunos da Escola, usando as questões objetivas
  • Entrevista com filmagem (opção)
  • Tabulação dos dados da pesquisa
  • Confecção de gráficos usando excell (Acessa Escola)
  •  Produção de PowerPoint e gravação e pendrive e CD-room
  • Apresentação dos resultados Gráficos, powerpoints, vídeos e discussões e debates.
  • Exposição de Banners ou cartazes e seminários.
  • Confecção de mural na Escola com informes e conclusões  do debate
  • Uso de recursos audio-viduais são necessários para a apresentação do Powerpoint em datashow e dos vídeos curtos das entrevistas se for o caso.
  • Intermediação do professor.
  • Pode formar grupos com opiniões diversas que possam gerar argumentação e contra argumentação.
  • Peça teatral organizada pelos próprios alunos abordando de maneira jovem e criativa o tema em debate.
  • Filmagem da peça teatral e debate.
  • A Peça pode ser gravada e depois colocada no site da Escola ou no blog dos alunos. Se não houver, podem deixar disponível no Youtube. Isso valoriza a ação e a reflexão.
Cabe ao professor gerar questões que norteiem os trabalhos e as discussões.
Pode-se propor aos alunos que discutam soluções para acabar com o bullying e promover a tolerância e ações solidárias para com os colegas.

As conclusões do trabalho podem ser úteis para a realização de campanha na Escola que possa atingir maior parcela de estudantes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário