Proposta de Atividade e sequência didática
Tema eixo: Bullying (A saída é o diálogo)
Bully = Brigão
Ameaças
Intimidações
Agressões verbais, morais, sexuais
Preconceitos em geral e Violência.
O tema deste projeto surgiu pela necessidade de incentivar o diálogo entre aluno/professor e também tratar de um tema bem recorrente na Escola que às vezes não é tratado devidamente por nós professores. Seja por falta de conhecimento sobre o assunto, seja por omissão, o Bullying afeta e tem afetado o psicológico de nossos alunos. É função do professor trazer o diálogo e solucionar problemas que afetam o aprendizado e a vida Escolar dos alunos. Devemos portanto, dar voz aos alunos e lhes oferecer atividades que incentivem os valores, a tolerância e a solidariedade.
Sequência didática da atividade:
Público Alvo: 8ª séries Ens. Fund II
Número de aulas = 4
Divida
as salas em grupos contendo cerca de cinco alunos, que deverão elaborar
questionários para aplicação de pesquisa. Cada grupo desempenhará uma
função.
- Entrevistas com os alunos da Escola, usando as questões objetivas
- Entrevista com filmagem (opção)
- Tabulação dos dados da pesquisa
- Confecção de gráficos usando excell (Acessa Escola)
- Produção de PowerPoint e gravação e pendrive e CD-room
- Apresentação dos resultados Gráficos, powerpoints, vídeos e discussões e debates.
- Exposição de Banners ou cartazes e seminários.
- Confecção de mural na Escola com informes e conclusões do debate
- Uso de recursos audio-viduais são necessários para a apresentação do Powerpoint em datashow e dos vídeos curtos das entrevistas se for o caso.
- Intermediação do professor.
- Pode formar grupos com opiniões diversas que possam gerar argumentação e contra argumentação.
- Peça teatral organizada pelos próprios alunos abordando de maneira jovem e criativa o tema em debate.
- Filmagem da peça teatral e debate.
- A
Peça pode ser gravada e depois colocada no site da Escola ou no blog
dos alunos. Se não houver, podem deixar disponível no Youtube. Isso
valoriza a ação e a reflexão.
Cabe ao professor gerar questões que norteiem os trabalhos e as discussões.
Pode-se
propor aos alunos que discutam soluções para acabar com o bullying e
promover a tolerância e ações solidárias para com os colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário