quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ATIVIDADE 5 - Diário de Bordo / Blog

1. Defina o conceito de Currículo.

  • O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar.
O currículo que estabelecem as administrações públicas é aberto, flexível e geral, de  maneira que é cada centro que adapta essas bases a seu entorno particular.

2. Os conteúdos identificados em projetos desenvolvidos com alunos estão inseridos no currículo formal?
  • Sim. Os conteúdos dos projetos devem constar no currículo formal elaborado no planejamento.

3. Quais conceitos, atitudes e procedimentos normalmente são desenvolvidos e não estavam previstos no currículo formal ou não foram explicitados no plano de aula elaborado?
  • Os temas transversais como: educação ambiental, valorização do patrimônio, cidadania, ética,  as TICs educacionais entre outros.

4. O que os alunos acabam aprendendo sobre o uso de tecnologias constituem parte do currículo?
  • Normalmente não. Essas tecnologias adaptam-se como ferramentas e aplicativos que são usadas na busca do saber e do aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário